segunda-feira, 28 de abril de 2014

As viagens de Roberto Burle Marx estão em documentário


                                                                                    Divulgação
Quem quiser conhecer os lugares que o paisagista Roberto Burle Marx visitou para fazer pesquisa, coleta e observação pode assistir ao documentário Expedições de Burle Marx, exibido pela TV Brasil todas as quartas-feiras do mês de abril, às 23h, com reprise aos sábados às 22h. No programa, José Tabacow e Oscar Bressane, colaboradores do paisagista, voltam aos locais percorridos por Burle Marx e revelam a importância da observação da natureza na criação dos seus parques e jardins.
Com direção de João Vargas e produção da Camisa Listrada e do Atelier de Cinema, cada episódio destaca uma característica de Burle Marx, colecionador incansável de plantas, visionário do paisagismo como arte moderna, botânico autodidata e um dos precursores da defesa do meio ambiente no Brasil.
Para conhecer pessoalmente o trabalho do paisagista é possível agendar uma visita ao Sítio Roberto Burle Marx, no Rio de Janeiro, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O espaço fica em Guaratiba, (RJ), tem 365 mil metros quadrado e foi comprado por Burle Marx, em 1949. No local, ele organizou uma grande coleção de plantas que pode ser vista até hoje. O sítio foi doado à Fundação Nacional Pró-Memória, atual IPHAN, em 1985. O telefone para agendamento é (21) 2410-1412 De segunda a sexta-feira, de 08hs às 16hs. As visitas são guiadas e acontecem de terça-feira a sábado, as 09h30 ou 13h30.
Divulgação
Roberto Burle Marx
Destaque do paisagismo no país, Roberto Burle Marx, nascido em 04 de agosto de 1909, foi um dos principais artistas plásticos do Brasil. Além de paisagista, foi também cantor, criador de joias, ceramista, desenhista, escultor, pesquisador, pintor e tapeceiro, características que deram identidade a toda sua obra.

Em 1913 passou a viver no Rio de Janeiro. Entre os anos de 1928 e 1929 estudou pintura na Alemanha, onde descobriu a flora brasileira em suas estufas, após frequentar assiduamente o Jardim Botânico de Berlim. Em 1932, passou a se dedicar ao paisagismo, junto com a pintura e o desenho. O primeiro projeto paisagístico foi para a arquitetura de Lucio Costa e Gregori Warchavchik.

O quê: documentário "Expedições de Burle Marx"
Quando: Quarta-feira (30/04), às 23h
Onde: TV Brasil

Fonte: iphan.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário