quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Restauro da Casa da Flor é reiniciado

Foi realizada na terça-feira, 14 de janeiro, a sétima reunião do Comitê Gestor da obra de restauro da Casa da Flor, que contou com a presença de representantes da Secretaria de Cultura, Turismo Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia, Superintendência de Museus, INEPAC, IPHAN e do Instituto Cultural Casa da Flor.


A data marcou também o reinício das atividades da obra de restauro, que avança agora para sua segunda etapa. A partir de agora será feita a restauração do telhado que consistirá na retirada das telhas, na remoção, avaliação e substituição do madeiramento apodrecido ou infectado por cupins, e na execução de um anel de reforço estrutural com fibras naturais (sisal) no topo das paredes (coroamento) em todo o perímetro do telhado. Para proteger a Casa das chuvas durante a execução do trabalho, foi construída uma estrutura provisória de madeira coberta com telhas sobre toda a extensão da casa, porém independente de sua estrutura.


Houve também o entendimento de que durante as obras de restauração do telhado, Seu Valdevir, sobrinho-neto de Seu Gabriel e condutor cultural da Casa da Flor, seja instruído a não facultar o acesso de visitantes tanto no interior da casa quanto sob a estrutura provisória a fim de evitar acidentes. A perspectiva é a de que essa segunda etapa dure de 90 a 120 dias.


No ano passado, a primeira etapa que tratou do restauro e reforço estrutural da Casa da Flor foi muito bem executada e durou 4 meses. Ao final dela, em outubro, uma palestra da engenheira responsável, Silvia Puccioni, esclareceu à comunidade o passo-a-passo do processo.







                                                           Fotos: Mário Márcio Soares

Texto: Junior Silgueiro
Colaboração: Geraldo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário